domingo, 21 de fevereiro de 2016

Projeto "(In)visibilidade e diversidade étnico-racial em Ceará-Mirim/RN".

Conheça mais sobre o projeto, a seguir:

Introdução:

A pesquisa buscou, por meio da produção de um banco de dados sobre memória e história da população negra local, compreender e, ao mesmo tempo, “valorizar” aspectos que norteiam as várias dimensões das relações étnico-raciais da cidade de Ceará-Mirim.

O banco de dados foi construído mediante levantamento de: informações socioeconômicas; de imagens, fotografias, filmes etnográficos, narrativas orais e também de produções científicas, como artigos, monografias, dissertações e teses existentes sobre a população negra local. 


Os dados coletados foram disponibilizados no Blog do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, IFRN Ceará-Mirim. Além disso, os resultados da pesquisa foram apresentados na mesa redonda “Diversidade Étnico-Racial em Ceará-Mirim”, no II Seminário de Pesquisa e Extensão - CM.

Objetivos:

Elaborar um Banco de Dados sobre a história e a memória da população negra local; Construir um Blog do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI, IFRN;  Participar do II Seminário de Pesquisa e Extensão, com a mesa redonda: Diversidade Étnico-Racial de Ceará-Mirim/RN.


Material e Métodos:

A pesquisa realizou um estudo quantitativo sobre a diversidade étnico-racial na cidade de Ceará-Mirim/RN, pautando-se nos seguintes dados: Informações socioeconômicas em sites oficiais; Produções científicas (artigos, monografias, dissertações e teses); coleta de imagens, fotografias, filmes etnográficos e narrativas orais; Desenvolvimento do Blog para o NEABI; Participação no II Seminário de Pesquisa e Extensão, campus CM.

Resultados e Discussões:
A respeito das informações disponibilizadas pelo IBGE, podemos inferir, de acordo com os gráficos abaixo, que a etnia negra é a menos favorecida nos índices de alfabetização e de renda: ela é a menos escolarizada e a que ganha abaixo de 1 (um) salário mínimo.


Gráfico 1:  Índices de alfabetizados por etnia


Gráficos  2 e 3: Abaixo/acima de 1 (um) salário mínimo por etnia




O Blog do NEABI foi desenvolvido para divulgação e acesso público de todas as informações coletadas nessa pesquisa. Além disso, a logomarca do Núcleo foi elaborada

Logomarca do NEABI, campus Ceará-Mirim

A participação no II Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRN/CM, com a mesa redonda "Diversidade Étnico-Racial de Ceará-Mirim/RN", tendo como mediadora a professora Vergas Vitória e convidados: Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN - Campus Canguaretama), Gibson Machado (E. E. Prof. Edgar Barbosa) e Francisco Cândido Firmino Júnior (Escola Municipal CERU Prof. José Tito Júnior); mostrou-se importante como parte da disseminação dos resultados. Além disso, estava previsto na programação do evento a exposição de trabalhos no mezanino da Biblioteca, onde houve a apresentação do Projeto, pelas bolsistas Maria Elionês e Michelly Tavares. 

Logomarca do II Seminário de Pesquisa e Extensão IFRN/CM


Mesa redonda: "Diversidade Étnico-Racial de Ceará-Mirim/RN".

Apresentação - Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN - Campus Canguaretama).

Orientadora e bolsistas do Projeto.


Conclusão:

É possível afirmar que parte da história dos negros no Brasil foi contada por uma elite branca. Os negros, em geral, aparecem nela de forma negativa e estereotipada.

A produção dessa pesquisa poderá ser considerada um instrumento capaz de dá visibilidade as diferentes práticas cotidianas, experiências e processos culturais da população negra local, sem o estigma da inferioridade, colocando todos eles como parte do passado significativo, da tradição e do conhecimento universal.

Referências: 

CAVIGNAC, Julie A. A etnicidade encoberta: ‘Índios’ e ‘Negros’ no Rio Grande do Norte. MNEME – Revista de Humanidades, 2003
PEREIRA, Cristina Kelly da Silva. Negritude brasileira: construção social e suas metamorfoses. Revista Eletrônica Correlation. n. 17, São Paulo, 2010.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3. ed. São Paulo: Ática, 1978.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 41ª edição, Rio de Janeiro, Record, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário